-
Arquitetos: Luciano Dalla Marta Arquitetura
- Área: 1400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ruy Teixeira
-
Fabricantes: Art & pedras, Celina Dias, Coifas Pulsar, Construflama, EXBRA revestimentos, Florense, Kohler, MontBlanc, Portaco, TM2 Aluminio, Taniguchi, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi desenvolvido para um casal de clientes que têm acompanhado nosso escritório ao longo de vários anos, sendo este nosso terceiro projeto em conjunto. Por ser um casal jovem, a ideia era ter uma ampla área social para receber amigos, mas também permitir usos paralelos para o núcleo familiar, evitando que uma atividade impactasse a outra. Localizado no interior de São Paulo, a região é muito quente no verão, então a proposta definida foi explorar a iluminação natural e proteger os ambientes voltados para o oeste. O lote possui uma declividade suave em frente ao campo de golfe. Um aspecto crucial que influenciou diretamente o desenvolvimento do projeto foi que em todas as áreas de lazer, quanto em todos os outros ambientes, incluindo circulações e áreas molhadas, foram utilizadas as normas de acessibilidade, promovendo uma arquitetura inclusiva.
O projeto divide a casa em dois blocos interligados por uma passarela coberta: um bloco abriga a área social e o outro a área íntima, permitindo que todos os ambientes tenham um grande aproveitamento da luz natural. Entre os blocos, há um jardim protegido do sol pela própria construção, mantendo uma temperatura agradável.
O pavilhão social foi projetado com uma estrutura envidraçada de amplas portas que possibilitam sua completa abertura, promovendo a integração entre os ambientes internos e externos. O espaço gourmet recebeu atenção especial, com um balcão principal e uma pequena cozinha de apoio fechada. A piscina foi sutilmente rebaixada em relação à área social, permitindo que toda a casa usufrua da vista para o campo de golfe.
No bloco íntimo, há sete dormitórios que contam com varandas que protegem os ambientes da incidência solar e conservam a privacidade. A cobertura do bloco social funciona como uma extensão das varandas; sua cobertura verde possui a função de área de convivência ao ar livre. No piso térreo estão dispostos o home theater, a brinquedoteca e as dependências de serviço.
Todas as aberturas têm muxarabi para filtrar a insolação e criar uma unidade visual. Dois eixos de circulação bem definidos cruzam o centro do bloco íntimo, onde estão a escada e o elevador. Para trazer luz natural a esse ponto, foi criado um pergolado com cobertura de vidro, integrando o jardim ao espaço. A escolha dos materiais equilibra elementos como pedra, madeira e materiais naturais e tecnológicos.
O desenvolvimento do projeto, desde sua concepção até a entrega, envolveu os clientes, equipes multidisciplinares, construtora e gerenciadora, garantindo que a casa atendesse todas as necessidades e expectativas, com o aproveitamento máximo de cada ambiente. Com uma base neutra em boa arquitetura, a casa incorpora elementos de design autoral e mobiliário vintage e modernista, tornando-se um projeto singular e especial.